Não é a toa que o agronegócio é chamado de “Indústria riqueza do Brasil”. Fonte de matéria-prima para uma boa parte dos outros setores, o agro tem investido cada vez mais em inovação, um dos caminhos são o fenômeno das startup agro.

Então hoje vamos conhecer um pouco sobre o setor de agronegócios e depois conhecer 9 exemplos de startup agro brasileiras.

O que é uma startup agro?

Também chamadas de Agtech ou agrotech, as startups agro são todas as empresas que oferecem soluções baseadas em tecnologia para o setor de agronegócios.

É importante saber que quando falamos em agronegócios, não estamos focando somente na produção agropecuária, mas em todos os serviços e recursos que possibilitam as atividades do campo.

Segundo dados de uma pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) junto a Escola de Estudos Agrários da USP (Esalq), o agronegócio alcançou 21,4% do PIB total brasileiro em 2019. Essa pesquisa complementa os dados do IBGE, que foca apenas na produção direta das fazendas e não nos serviços suplementares, onde entram as startups agro.

O agronegócio é um dos setores que não teve paralisação total durante a pandemia da covid-19 em 2020. Mesmo com algumas áreas prejudicadas, como a produção de matéria prima para móveis e produtos têxteis, em geral o setor se manteve estável segundo dados da Esalq.

9 exemplos brasileiros de startup agro

Considerando a importância desse setor, nada mais justo que falarmos sobre elas: as startups agro. Confira a nossa lista com 9 startups brasileiras que tem feito a diferença no ambiente de agronegócio.

Startup agro: nossas escolhas

Aegro

Gerenciar uma fazenda vai muito além de plantar e colher. A proposta do Aegro é facilitar a rotina de escritório, cuidando da gestão enquanto o produtor pode focar no campo. Desenvolvido por produtores e agrônomos, o app inclui gestão de patrimônio, operações agrícolas, gestão financeira e monitoramento de pragas.

https://aegro.com.br/

Climate Fieldview

“Se a sua lavoura pudesse falar, o que ela diria?” – é assim que o Climate Fieldview se apresenta. Desenvolvido pela Bayer (referência na área), esse sistema de inteligência ajuda os produtores a tomarem melhores decisões baseando-se em dados agronômicos de suas propriedades.

https://climatefieldview.com.br/

PlantUP Intelligence

Também na linha de inteligência, o PlantUP foca em ajudar o produtor rural a se tornar mais competitivo. O diferencial dessa startup é ampliar a visão: o sistema fornece dados não só das terras próprias do agricultor, mas de toda a região em que atua, podendo comparar resultados.

https://meuplantup.com/

Sensix

Usando imagens de drones e satélites, o Sensix ajuda a otimizar a produção. O que chama atenção é o algoritmo de detecção de plantas daninhas, que gera os mapas de aplicação e reduz muito os custos com herbicidas. Tem integração com o Fieldview e as máquinas automatizadas da John Deere.

https://sensix.com.br/

Sumá

A proposta do Sumá é conectar produtores de agricultura familiar com seus compradores. Além de promover a entrega dos produtos, também fornece capacitação aos agricultores, otimizando o atendimento. É assim que essa plataforma leva a agricultura familiar “Da terra para a nuvem”.

https://appsuma.com.br

Nagro

Para produzir, é preciso investir. A Nagro é uma plataforma de crédito digital que busca deixar a aquisição de crédito mais fácil para o produtor rural. Analisando o perfil do produtor, o sistema apresenta as opções de crédito mais adequadas a cada caso.

https://nagro.com.br/

Jetbov

Na área de pecuária, o Jetbov trabalha no controle e gestão de fazendas de gado de corte. O sistema é bem completo, permitindo tanto acompanhar informações do campo e dos animais como gerenciar aspectos financeiros e estratégicos.

https://www.jetbov.com/

Farmin

O Farmin oferece uma solução para a gestão pecuária usando tecnologia de ponta. Os rebanhos são monitorados por brincos eletrônicos e chips RFID que transmitem dados para o software, gerando informações detalhadas de cada um dos animais.

https://www.farmin.com.br/

Alpago

Focado na ovinocultura, o Alpago conecta produtores e frigoríficos, fortalecendo os elos da cadeia produtiva. Vale destacar que essa startup começou como trabalho de conclusão de curso de um dos fundadores.

http://www.alpago.com.br/

 

Startup agro: conclusão

Agora que você já conhece alguns modelos de startup agro, que tal tirar a sua ideia do papel? Agende agora mesmo uma assessoria gratuita com nossos especialistas em inovação!

Deixe um Comentário